Quem disse que Santa Catarina é feita só de praia e de verão, não sabe o que está perdendo no inverno🍁
Cidades turísticas como São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici são paradas obrigatórias nessa época do ano. Urubici, por exemplo, é uma cidade que quando o inverno chega ao Brasil quase sempre é lembrada. Afinal de contas, a neve é uma companhia constante para os moradores e um convite aos turistas. Se você mora em Porto Alegre, um pouco menos de 424km te separam de uma experiência incrível, porém, com o aumento das chuvas, baixas temperaturas e geada constante, os cuidados precisam ser redobrados com o veículo. Que tal checar alguns itens antes de subir à serra catarinense?
Veja cada item. E o porquê.
Pneus Podem sofrer problemas de deformação, principalmente se não estiverem com a calibragem correta. O ideal é calibrar os pneus todas as semanas para evitar danos causados pelo frio.
Ar-Condicionado Manter o ar-condicionado desligado por muito tempo pode fazer as borrachas de vedação ressecarem, além de danificar a tubulação. Especialistas recomendam ligar o ar entre 10 minutos a uma 1 hora por semana para circular o gás pelos tubos e lubrificar as borrachas. E o mais importante, manter a higienização em dia, para evitar acúmulos de resíduos e, assim, não subir a serra de Santa Catarina com o carro ligado no ar-quente e carregando o veículo de ácaros e bactérias que possam estar alojadas no aparelho. Há quanto tempo você não revisa o ar condicionado?
Limpadores de Para-brisas As palhetas ressecam com mais facilidade devido às baixas temperaturas. Assim, a palheta do limpador, deve ser trocada quando for necessário. E nesse período de chuvas é muito necessário.
Bateria É uma das mais prejudicadas pelo frio, pois reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos. Por isso, é essencial ter cuidado com essa parte do carro nessa época do ano. Com o frio, a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria também diminui. Fique de olho no nível de carga, já que o gasto é maior nesta época.
Feita a Revisão de Inverno na Bellenzier, hora de subir ou descer a Serra do Rio do Rastro, que fica ainda mais linda nesse período, para aproveitar as cores e sabores dessa região onde colonização italiana e alemã nos dão verdadeiras delícias enquanto clima e geografia do lugar trazem às selfies um #nofilter TOP.
Rode bem. Bem Bellenzier.